Home / Polícia / Governador e secretário inauguram Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi
A unidade especializada já começou a funcionar, sob titularidade da delegada Gláucia Maria de Azevedo Leme.
A unidade especializada já começou a funcionar, sob titularidade da delegada Gláucia Maria de Azevedo Leme.

Governador e secretário inauguram Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, inauguraram nesta quinta-feira (18) a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Itapevi. A unidade beneficiará os mais de 200 mil habitantes da cidade.

Com a inauguração, a unidade especializada já começou a funcionar, sob titularidade da delegada Gláucia Maria de Azevedo Leme. O imóvel foi alugado pela prefeitura, que investiu R$ 248 mil para reforma do local. O Estado investiu R$ 60 mil na aquisição de uma viatura.

O governador Geraldo Alckmin agradeceu o prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, por ter cedido o prédio para a instalação da delegacia. “Estamos muito felizes com a nova DDM que vai trazer muitos benefícios. Com esta, é a 132ª DDM no Estado de São Paulo”.

As obras no prédio foram realizadas para adaptar o local às necessidades específicas da unidade, que realiza atendimento diferenciado. Até então, o atendimento às mulheres era realizado pela Delegacia de Polícia de Itapevi.

“Nós temos um desafio de ter agora um dos menores índices de violência contra a mulher. E, vamos chegar lá, vamos trabalhar unidos”, comentou o governador. “Essa delegacia não é só da mulher. A defesa do direito da mulher extrapola a questão de gênero, ela é uma defesa da sociedade, de todos”, completou Alckmin.

O secretário Alexandre de Moraes destacou que a inauguração de mais uma DDM demonstra o sucesso deste tipo de delegacia especializada, que começou há mais de 20 anos.

Morares também enfatizou a importância da nova unidade policial na cidade. “A delegacia da mulher é muito mais do que somente um prédio ou uma repartição pública. Ela representa toda a prioridade do governador Geraldo Alckmin em acabar com esse absurdo que ainda ocorre das mulheres serem vítimas de crimes tão somente pelo fato de serem mulheres”.

O secretário anunciou que a SSP está em tratativas com a Justiça para que todas as delegacias e tablets de viaturas da PM recebam de forma online informações sobre medidas restritivas impostas a agressores. “Isso é para impedir que os agressores não cumpram as restrições. Nós temos que fiscalizar a punição porque o maior alimento da criminalidade é a impunidade”, afirmou.

O imóvel conta com 11 ambientes, distribuídos entre salas de atendimento ao público, para a delegada titular, escrivães e investigadores, além de carceragem e cozinha. Além dos espaços internos, o local possui garagem para aproximadamente oito veículos.

O prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, agradeceu o governador por atender ao pedido de instalar uma delegacia da mulher no município. “Hoje é um dia de festa, mas também um dia de reconhecer a pessoas que nos ajudam a desenvolver nossa cidade”.

Tadeu também agradeceu ao secretário e toda sua equipe. “É o conjunto de ações que permite inaugurar hoje a delegacia da mulher, era um sonho que a gente tinha e não medimos esforços para isso”.

Durante o evento, foi assinado um convênio com o município, para instalação e manutenção da delegacia que será inaugurada. Com vigência de cinco anos, o termo prevê o suporte municipal ao prédio da DDM, para que a Polícia Civil realize o atendimento.

Cidadão Itapeviense

No dia do aniversário de 57 anos da cidade de Itapevi, Alexandre de Moraes recebeu o título de Cidadão Itapeviense. “É uma forma de reconhecimento ao secretário pelo que vem fazendo pela segurança pública não só da cidade de Itapevi, mas de todo o Estado”, afirmou o deputado estadual Igor Soares.

Check Also

Pesquisa encomendada ao Datafolha, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que 85% das mulheres têm medo se tornar vítima de agressão sexual

Pesquisa inédita alerta que 1/3 da população ainda culpa mulher pelo estupro

O Brasil tem quase 50 mil casos de estupro por ano e um terço (33,3%) ...