Últimas Notícias
Home / Suzano / Secretaria de Meio Ambiente de Suzano-SP trata de demandas da população com Câmara Municipal
Encontro contou com a participação da maioria da Câmara Municipal nas dependências da nova Casa de Leis; encontro tratou de compartilhar informações sobre procedimentos necessários para processos como desassoreamento de córregos e remoção de árvores; vereadores demonstraram interesse em trabalho conjunto com Poder Executivo na elaboração de leis que ajudem na questão ambiental em Suzano(Crédito: Irineu Júnior/Secop-Suzano-SP )
Encontro contou com a participação da maioria da Câmara Municipal nas dependências da nova Casa de Leis; encontro tratou de compartilhar informações sobre procedimentos necessários para processos como desassoreamento de córregos e remoção de árvores; vereadores demonstraram interesse em trabalho conjunto com Poder Executivo na elaboração de leis que ajudem na questão ambiental em Suzano(Crédito: Irineu Júnior/Secop-Suzano-SP )

Secretaria de Meio Ambiente de Suzano-SP trata de demandas da população com Câmara Municipal

Na tarde desta quarta-feira (19 de abril), a Secretaria de Meio Ambiente de Suzano-SP realizou, na Câmara Municipal, uma reunião com integrantes do Poder Legislativo. O objetivo do encontro foi compartilhar informações sobre o trabalho conjunto entre os poderes constituídos, apresentar futuras iniciativas relacionadas à questão ambiental no município e tratar sobre demandas por parte da população que são de prerrogativa da pasta.

Participaram do encontro o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Toshiharo Watanabe, que estava acompanhado de sua equipe técnica, o presidente da Casa de Leis, vereador José Izaqueu Rangel, e os também parlamentares André Marcos de Abreu, Antonio Rafael Morgado, Carlos José da Silva, Gerice Rego Lione, Joaquim Antônio da Rosa Neto, José Carlos de Souza Nascimento, José Silva de Oliveira, Lisandro Luis Frederico, Marcos Antonio dos Santos, Neusa dos Santos Oliveira e Rogério Gomes do Nascimento.

Com início às 15 horas, a reunião foi marcada pelo pronunciamento de Watanabe quanto à importância de se empreender trabalhos em conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo e sobre os trâmites necessários para intervenções inerentes à pasta que chefia no governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi, como limpeza de córregos, retirada de árvores e outros procedimentos que, por meio de demanda popular, chegam aos vereadores e são apresentados de forma oficial em sessões ordinárias na Casa de Leis.

Uma das preocupações apresentadas, inclusive, recai quanto à necessidade de se respeitar às legislações ambiental estadual e federal vigentes, bem como de observar o resultado dos processos de desassoreamento de rios e de córregos de Suzano, já que o município pode estar sujeito a sanções.

Questionado sobre solicitações provenientes de bairros da periferia, Watanabe apresentou uma lista de áreas que estão sendo vistoriadas pelo Poder Executivo, por meio da Defesa Civil, em sintonia com o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) – responsáveis pela emissão de licenças para desassoreamento e limpeza.

Ainda durante a reunião, os vereadores perguntaram ao secretário de Meio Ambiente sobre Áreas de Preservação Ambiental (APA) e quanto ao descarte irregular de entulho em áreas da zona rural do município. O gestor voltou a frisar, na ocasião, da importância do trabalho conjunto entre os Poderes Executivo e Legislativo na fiscalização, incluindo no escopo a comunidade.

Perguntada sobre a possibilidade de envio de propostas à Casa de Leis na seara ambiental, a equipe do Paço Municipal afirmou que, em breve, terão início estudos visando à elaboração do Código Ambiental de Suzano. Reuniões periódicas durante os próximos três meses também serão promovidas a fim de conceder contornos ao documento, que será posteriormente debatido com a sociedade civil organizada.

Check Also

Com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), ação teve objetivo de impedir o crime ambiental; 
prefeito Rodrigo Ashiuchi acompanhou a fiscalização e determinou a apreensão do veículo(Crédito: Irineu Júnior/Secop-Suzano-SP.)

Prefeitura de Suzano-SP apreende caminhão e impede descarte ilegal de lixo na estrada Fazenda Viaduto

A Prefeitura de Suzano-SP apreendeu na manhã de sábado (10 de junho) um caminhão utilizado ...