Home / Itaquaquecetuba / Projeto Ecoviver será implantado nas escolas de Itaquaquecetuba
Professores e gestores do sistema municipal de ensino participaram em Guarulhos do segundo workshop de capacitação aos profissionais para desenvolverem o projeto em suas unidades escolares.(Créditos da foto -  Divulgação)
Professores e gestores do sistema municipal de ensino participaram em Guarulhos do segundo workshop de capacitação aos profissionais para desenvolverem o projeto em suas unidades escolares.(Créditos da foto - Divulgação)

Projeto Ecoviver será implantado nas escolas de Itaquaquecetuba

As escolas municipais de Itaquaquecetuba receberão em breve o Projeto Ecoviver, que é desenvolvido por ambientalistas e pedagogos. A iniciativa visa difundir e estimular a conscientização ambiental nas comunidades e em alunos do Ensino Fundamental.
Professores e gestores do sistema municipal de ensino participaram em Guarulhos do segundo workshop de capacitação aos profissionais para desenvolverem o projeto em suas unidades escolares.
Segundo a coordenadora Pedagógica do Projeto Ecoviver, Elaine Lopes, responsável pela Região de Itaquaquecetuba, Guarulhos e Vale do Paraíba, a ação desenvolveu-se por meio de uma oficina de teatro em que os professores da rede pública de ensino vivenciaram diversas atividades práticas como exercício de respiração, alongamento e jogos teatrais.
O Projeto Ecoviver é uma parceria da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias.
Como temática, aborda os impactos do lixo no meio ambiente, nas comunidades e no bem-estar das pessoas, oferecendo uma oportunidade para o exercício da cidadania, para o entendimento da relevância da atuação individual e de que a criação, a busca e a conquista de soluções estão ao alcance de todos.
Segundo a secretária Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Verônica Cosmo Barbosa, é necessário estimular a mudança de hábito e o cuidado com meio ambiente é fator determinante.
“É pertinente ressaltar que ações educativas e preventivas, como estas ofertadas pelo Projeto Ecoviver, por meio de linguagens artísticas, nesse caso o teatro, é que estimulam e provocam os alunos a refletirem e a atuarem como sujeitos críticos e conscientes, em prol a causa do meio ambiente.” disse Verônica.
O público alvo, nesta edição de 2017, são os alunos dos 5ºs anos e estão participando as seguintes escolas: EMA Nelson Barreto da Silva, EM José Piacentini, EM Sebastião Gregório, EM Profª Roseli Aparecida Mendes, EM Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva, EM Prof. Rui Alberto Pestana Henriques, EM Village, EM Vereador Leolino dos Santos, EM Prof. Alceu Magalhães Coutinho, EM Josefa Costa de Souza Moura, EM Floro da Silva, EM Dr. Charles Tyler Towunsend, EM Prefeito Benedito Barbosa de Moraes, EM Prefeito Gentil de Moraes Passos, EM Profª Maria Eulália Nobre Borges, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Check Also

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) realizou entre os dias 5 de 13 de junho, a eliminatória do 4º Polo da 2ª Olimpíada Esportiva Estudantil do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, na EM Josefa Costa de Souza Moura.(Créditos das fotos: Divulgação)

Itaquá define finalistas 2ª Olimpíadas Esportiva Estudantil

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) realizou entre os dias 5 ...