Últimas Notícias
Home / Suzano / Secretaria de Meio Ambiente de Suzano-SP recolhe 2,4 mil pneus em quatro meses
Ação tem a premissa de reduzir o impacto ambiental quanto ao descarte irregular do objeto na natureza e nos rios da cidade; ação é desenvolvida pelo governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Reciclanip( Crédito: Irineu Júnior/Secop-Suzano-SP.)
Ação tem a premissa de reduzir o impacto ambiental quanto ao descarte irregular do objeto na natureza e nos rios da cidade; ação é desenvolvida pelo governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Reciclanip( Crédito: Irineu Júnior/Secop-Suzano-SP.)

Secretaria de Meio Ambiente de Suzano-SP recolhe 2,4 mil pneus em quatro meses

A Prefeitura de Suzano-SP, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, coletou 2,4 mil pneus, de bicicletas, de caminhões, de tratores e de veículos de passeio, nos primeiros quatro meses deste ano. Colocada em prática pelo governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Reciclanip, a ação foi realizada nos meses de fevereiro, de abril, de maio e de junho. A mais recente etapa da iniciativa aconteceu na quinta-feira (1º de junho), com direito a pontos de coleta na Vila Amorim e no Sesc. A operação tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental quanto ao descarte irregular do objeto na natureza e nos rios da cidade.

A pasta de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano também participa da atividade, que entrou na semana passada em sua quarta edição na atual gestão (2017/2020). As coletas aconteceram em dois trechos e horários: na avenida Governador Mario Covas, na altura do número 2.416, na Vila Amorim, entre 8h30 e 10h30; e no cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e Katsutoshi Naito, no Sesc, bairro da região norte do município, das 13h30 às 15h30.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Toshiharo Watanabe, os pneus coletados em estabelecimentos comerciais, como borracharias e centros automotivos, e com a população em geral são encaminhados para uma usina de beneficiamento que funciona em Bragança Paulista-SP, onde passam por processo de reutilização.

Neste governo, a Prefeitura de Suzano já recolheu um total de 2,4 mil pneus. Em fevereiro, foram coletadas 700 unidades. Em abril, 500, mesmo número alcançado em maio e em junho.

O chefe da pasta de Meio Ambiente de Suzano lembra, ainda, que, para os munícipes e proprietários de estabelecimentos comerciais que lidam com o produto, a motivação no que reside à coleta continua sendo a legislação ambiental vigente. A desobediência quanto ao descarte regular pode render multas que variam entre R$ 150 e R$ 15 mil:

“Por meio desta iniciativa, as centenas de estabelecimentos de nossa cidade que trabalham com pneus podem, de maneira limpa, barata e adequada, realizarem o descarte”, complementa Watanabe.

Check Also

Com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), ação teve objetivo de impedir o crime ambiental; 
prefeito Rodrigo Ashiuchi acompanhou a fiscalização e determinou a apreensão do veículo(Crédito: Irineu Júnior/Secop-Suzano-SP.)

Prefeitura de Suzano-SP apreende caminhão e impede descarte ilegal de lixo na estrada Fazenda Viaduto

A Prefeitura de Suzano-SP apreendeu na manhã de sábado (10 de junho) um caminhão utilizado ...