Últimas Notícias
Home / Itaquaquecetuba / Prefeitura de Itaquá realiza Formação Continuada para Gestores e Coordenadores Pedagógicos
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), realizou nos últimos dias, diversos encontros de formação continuada para gestores e coordenadores pedagógicos do Sistema Municipal de Ensino com o tema(Créditos das fotos: Divulgação )
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), realizou nos últimos dias, diversos encontros de formação continuada para gestores e coordenadores pedagógicos do Sistema Municipal de Ensino com o tema(Créditos das fotos: Divulgação )

Prefeitura de Itaquá realiza Formação Continuada para Gestores e Coordenadores Pedagógicos

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), realizou nos últimos dias, diversos encontros de formação continuada para gestores e coordenadores pedagógicos do Sistema Municipal de Ensino com o tema “Plano de Intervenção pedagógica e Análise e uso de dados das avaliações”. O evento foi promovido na EMA – Escola Municipal Ambiental Nelson Barreto da Silva e teve como objetivo direcionar ações pedagógicas que visam efetuar reflexão, verificação e readequação ou ajustes dos planejamentos de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar.
Durante a ação foram apresentadas as análises dos resultados finais das avaliações internas do ano de 2016 e os resultados parciais de 2017 (1º bimestre). Explanados pela professora formadora Roberta Droguetti, os índices proporcionaram às equipes gestoras efetuarem uma reflexão criteriosa em relação ao processo de ensino e aprendizagem no município. Deste modo, questionamentos sobre os avanços pouco significativos no ciclo de alfabetização, promoveram um paralelo com os resultados atuais de cada unidade escolar. Por fim, encerrando esta pauta foi apresentado aos participantes a trajetória dos índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) Municipal e a projeção para o ano de 2017.
Finalizando as apresentações, a diretora do departamento de Coordenadoria Pedagógica Eliana da Silva, juntamente com a professora formadora Viviane Aparecida Teixeira Claudio, explanou sobre a importância do uso dos resultados nos Planos de Intervenção Pedagógica com o seguinte questionamento “O que estamos fazendo em nossas escolas: verificando ou avaliando?”.
Exemplos de plano pedagógico interventivo para Educação Infantil e Ensino Fundamental serviram de base para as equipes gestoras articularem uma reavaliação dos planejamentos em curso ou nortear a elaboração para serem executados no próximo semestre. A organização do trabalho, com prioridades estabelecidas e foco nas necessidades pedagógicas, com determinação de tempo para avaliações processuais fecharam o encontro.
Segundo Eliana Silva, diretora do departamento de coordenadoria pedagógica, “os planos de intervenção são parte de uma ação pedagógica estruturada, que precisa de acompanhamento contínuo, com propósitos de aprendizagem estabelecidos após diagnósticos das necessidades de quem ensina e de quem aprende”, disse a profissional.
A formação continuada dos gestores e coordenadores integra a proposta de ações articuladas do Departamento de Coordenadoria Pedagógica para a qualidade pedagógica da educação municipal.
Conforme explicou a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, “ações pedagógicas que intensifiquem a utilização dos dados das avaliações na condução das propostas e planejamentos escolares, constituem condições necessárias aos que trabalham em função da qualidade de ensino,” por isso a preocupação da pasta em mostrar a consolidação dos dados referentes ano de 2016 e o início deste ano, visando projetar ações de intervenção para o segundo semestre, disse Verônica.

Check Also

O evento será realizado nas imediações da Praça Padre João Álvares e ruas centrais de Itaquaquecetuba a partir das 7 horas da manhã. Este ano os alunos de aproximadamente 60 escolas municipais, estaduais e particulares deverão participar, além de entidades e grupos tradicionais.(Créditos das fotos: Divulgação)

Prefeitura conclui preparativos para tapete de “Corpus Christi” nesta quinta em Itaquá

A Prefeitura de Itaquaquecetuba irá realizar no dia 15 de junho o XXVIII Encontro de ...