Google search engineGoogle search engine
ANUNCIANTEGoogle search engineGoogle search engine
InícioGuararema2º Festival Maria Florência leva consciência e cultura preta a Guararema neste...

2º Festival Maria Florência leva consciência e cultura preta a Guararema neste sábado

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro, a Prefeitura de Guararema anuncia a segunda edição do Festival Maria Florência – Consciência e Cultura Preta em Guararema. Será neste sábado (18), com um espetáculo musical gratuito e aberto ao público. A partir das 20 horas, Carla e Raul Nascimento sobem ao palco da Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo” com um repertório formado por canções importantes da música brasileira que reverenciam, celebram e gritam a história e a cultura do preto do Brasil. É o show ‘Grito de Angola’, que tem classificação indicativa livre.

“Esta é uma agenda cultural que significa muito para a cidade, já que Maria Florência foi uma ex-escrava que teve papel muito importante para a construção de Guararema. Então estamos a homenageando e ao mesmo tempo celebrando toda a beleza, potência e influência da cultura preta em nossas vidas”, diz o prefeito de Guararema, o Zé.

De fato, tudo começou com Maria Florência, que ganhou de Dona Laurinda de Souza Leite um quinhão de terras situado às margens do Rio Paraíba do Sul. Levada por sentimentos religiosos, ela construiu, neste terreno, uma capela para São Benedito, santo do qual era muito devota. Aos poucos foram se estabelecendo outros moradores nos arredores da capela, e se formava um vilarejo que recebeu o nome de Guararema e mais tarde viria a se tornar o município que hoje tem 124 anos de história. O 2º Festival Maria Florência – Consciência e Cultura Preta em Guararema é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e mais informações estão disponíveis nas redes sociais oficiais da cidade.

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS