Como identificar o cliente ideal?

Cliente ideal não é simplesmente aquele que compra de você!

Primeiro vamos entender o conceito de “Cliente Ideal” e a diferença para o cliente comum que você as vezes gasta esforços para atrair para o seu negócio.

Cliente ideal não é aquele que simplesmente compra o seu produto, e também não é o seu “público alvo”, ele é muito além disso, é o seu cliente ideal!

Imagine que você tenha produtos de entrada no seu negócio, aqueles produtos que tem um valor mais baixo para atrair o público, mas que a margem também é baixa.

Por exemplo você vende roupas e na sua loja você tem alguns acessórios com um ótimo preço que sempre atraem a clientela, mas você não pode viver só da venda desses produtos não é mesmo? Você quer mesmo é vender aquele conjunto completo com calça, camiseta e jaqueta que vão te dar um baita lucro.

Pois bem, o seu cliente ideal é aquele que pode ser atraído pelos acessórios, mas tem condições de comprar uma camiseta, um sapato e até o conjunto completo da vitrine.

Por isso você precisa traçar dentro do seu público alvo, quem é o seu cliente ideal. Quais são suas preferências, suas objeções, sua idade, sexo, região que mora, hábitos entre outros fatores que vão te ajudar na comunicação com esse público.

Assim você vai criar estratégias que vão atrair esse cliente pelo produto de entrada, os acessórios, e levá-lo a comprar o conjunto da sua vitrine, não vai mais ficar colocando esforço para atrair o cliente que só vai comprar os acessórios e ainda pedir desconto.

Não deixe de vender os acessórios para quem quiser comprar, mas lembre-se é preciso usar o marketing para atrair quem vai comprar o conjunto da vitrine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *