Google search engineGoogle search engine
ANUNCIANTEGoogle search engineGoogle search engine
InícioItaquaquecetubaItaquá: aprovado “Dia de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce da Retinoblastoma”...

Itaquá: aprovado “Dia de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce da Retinoblastoma” do vereador Lucas do Liceu

Aprovada na 36ª sessão da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba o projeto de lei de autoria do vereador Lucas de Assis Costa, o Lucas do Liceu, que institui o “Dia de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce da Retinoblastoma” e cria a semana correlata com o objetivo de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para um tratamentos mais eficiente, agora o projeto segue para sanção do prefeito. O retinoblastoma é um tumor ocular maligno raro originário das células da retina – e que afeta um ou ambos os olhos, é a ocorrência de câncer mais comum na infância, de acordo com o Ministério da Saúde e é responsável por atingir cerca de 400 crianças por ano no Brasil.

Segundo a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), a doença atinge, em sua maioria, crianças de 0 a 5 anos, sendo que 90% dos casos ocorrem em crianças com até 4 anos de idade. Quanto mais nova a criança, maior a chance de cura, especialmente quando o tratamento começa no início dos sinais e sintomas. O “teste do olhinho” é um exame simples realizado nos recém nascidos ainda na maternidade para garantir, preventivamente, a saúde dos olhos. Desde 2017, no Brasil, essa análise é obrigatória por lei para ser realizada como parte dos exames básicos e fundamentais para a saúde ocular dos bebês. O ideal é que esse exame seja feito por um oftalmologista, mas os pediatras também têm autorização para realizá-lo.

O vereador Lucas do Liceu propos o Projeto de Lei No 95/2023 que dispõe sobre instituir o dia 18 de outubro como o “Dia de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma” e cria a semana correlata, que objetiva que a semana seja dedicada à conscientização, promoção e incentivo ao diagnóstico precoce da doença.

A causa é hereditária e o diagnóstico precoce do retinoblastoma é pré-requisito básico para o sucesso do tratamento. Ele pode ser realizado pelo neonatologista ainda na maternidade, ou nos exames de rotina pelo oftalmologista nos primeiros anos de vida da criança, além disso, os pais devem estar atentos a sinais de problemas de visão. Nas fotos com flash podem aparecer manchas escuras ou esbranquiçadas naquele reflexo avermelhado ou mesmo a ausência do reflexo, essas alterações podem indicar alguma patologia. Na maioria dos casos, o retinoblastoma é uma doença curável, mas em alguns casos, infelizmente, é preciso recorrer à enucleação, isto é, à retirada cirúrgica do globo ocular. O diagnóstico e tratamento precoce de patologias oftalmológicas podem reduzir as chances de perda de visão.

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS