O que é um funil de venda?

Você sabe o que é um funil de vendas e como montar um para o seu negócio?

O funil de vendas nada mais é que a jornada que o seu cliente faz até concretizar a compra do seu produto. E esse processo é você que conduz o cliente de forma estratégica desde que ele toma conhecimento do seu negócio, até a conversão na compra do seu produto.
Esse processo é chamado de Inbound Marketing, que ocorre desde quando o cliente ouve falar da solução que o seu produto tem para um problema que ele muitas vezes nem sabia que tinha, até o momento em que ele recomenda o seu produto depois de consumir o mesmo.
Para analisar qual o nível de consciência que o seu cliente tem em relação ao seu produto, dividimos esse processo em partes que chamamos de etapas do funil.
Geralmente dividimos o funil em 3 etapas, que são elas:
Topo de Funil: É a fase de atração, essa fase também é chamada de descoberta pois o seu cliente ainda não tem conhecimento da sua própria necessidade ou problema, é quando mostramos para ele que existe um problema.
Meio de Funil: Conhecido também como fase de Consideração, é quando o cliente reconhece que tem um problema e começa a considerar soluções para resolver essa necessidade.
Fundo de Funil: Fase de Conversão, nessa etapa o cliente já é consciente do problema e que existe uma solução, e agora ele busca a melhor opção dentro dessas soluções para adquirir um produto ou serviço.
Se você fez com que ele seguisse o seu processo, você é a referência que ele procura, agora é a hora de usar alguns gatilhos e técnicas para que ele finalmente realize a compra e se transforme em cliente.
Algumas empresas usam uma quarta etapa, o pós-venda que é extremamente importante pensando que esse cliente possa vir consumir outros produtos sem precisar passar por toda esse funil e ainda irá ser um influenciador do seu negócio.
Pronto para montar um funil de vendas na sua empresa utilizar a estratégia de inbound marketing no seu negócio?

Fábio Thomazini

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *