Visitar Roma é um privilégio

Começamos a viagem por nossa coluna em Roma, uma daquelas cidades que, assim que chegamos, ficamos encantados com suas charmosas ruas de paralelepípedo, com suas inúmeras praças e, claro, com seus monumentos históricos. Ao mesmo tempo a cidade italiana nos remete às grandes cidades brasileiras, com seu trânsito um tanto quanto caótico e as vozes altas por todo canto (brasileiros e italianos se identificam com essa característica, rs).

Roma é uma capital, e assim como todas as capitais, possui uma grande variedade de preços em serviços ou produtos, dependendo em que parte da cidade você está. O centro histórico é o local onde os preços são mais “salgados”, mas ainda assim não podemos chamar Roma de uma cidade cara, principalmente se compararmos com Londres, Amsterdam, Paris e algumas outras capitais.

 

Dica inicial: para comprar souvenirs, procure sempre as lojinhas mais afastadas dos centros e grandes atrações.

 

Na capital italiana existem dezenas de pontos turísticos e lugares para visitar, conhecer e, certamente, fazer várias fotos! Vou destacar, dentre os que visitei, os que considero imperdíveis.

 

– Coliseu: Sem dúvidas o ponto turístico mais marcante e, provavelmente, certo em todos os roteiros de viagens que passam por Roma. Teremos um capítulo da coluna para falar apenas desse gigante. Mas já posso assegurar, é uma visita de tirar o fôlego.

Valor do ingresso para o Coliseu: €12,00 (Coliseu, Fórum Romano e Palatino)

 

– Fórum Romano e Palatino: Local conhecido como antigo centro da cidade, o Fórum Romano, junto com o Palatino concentravam em sua área o centro político, administrativo, econômico e religioso de Roma.

Ocupando uma área bem grande, é o típico passeio para se fazer no meio da manhã ou no fim da tarde. Essa atração é inclusa no ingresso de visita ao Coliseu, proporcionando aos turistas um dia repleto de histórias.

 

– Praça da Espanha: Quem vai visitar a Igreja de Trinità dei Monti se depara com a escadaria “Trinitá dei Monti” e, ao fim da escadaria, com uma linda fonte chamada “Fontana della Barcaccia”. A Praça da Espanha é um ponto muito visitado em Roma e sua beleza justifica a presença de todos esses espectadores. A praça tem esse nome por ser o endereço da Embaixada Espanhola em Roma. Quem está passeando pelas ruas de Roma deve certamente incluir esse ponto em seu roteiro, pois certamente renderá muitas (e BOAS!) fotos.

 

*Outros pontos turísticos que valem uma visita:

– Fontana di Trevi

– Arco di Constantino

– Altare Della Patria

– Pantheon

 

Uma cidade linda e propícia para se visitar em qualquer época do ano. No verão, as temperaturas superam os 30 graus. Mas para evitar qualquer contratempo meteorológico, a dica é se programar bem.

 

Roma é uma cidade que hospeda seus visitantes muito bem, casais e viajantes solteiros. É uma viagem de imersão na história do mundo e faz com que sejamos protagonistas de nosso próprio filme, que rodamos em nossas cabeças.

 

Henrique Oliveira

@henriquememo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *