Google search engineGoogle search engine
Google search engineGoogle search engine
InícioPoáCarreta da Mamografia inicia atendimento hoje em Poá

Carreta da Mamografia inicia atendimento hoje em Poá

As mulheres de Poá podem fazer exames preventivos contra o câncer de mama gratuitamente a partir de hoje (31/10), no bairro Cidade Kemel. A chegada da Carreta da Mamografia, que prestará atendimento até sexta-feira (03/11) no município, é resultado de uma parceria entre o ex-vereador e presidente do diretório municipal do Partido Progressistas (PP) Saulo Souza, o vereador poaense Saul Souza (Avante), a Organização Social de Estímulo à Educação e Cultura (Oseec) e a ONG Américas Amigas.

A iniciativa visa atender, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A nossa Carreta da Mamografia chegou porque nos unimos mais uma vez para fazer a diferença na luta contra essa doença em Poá e na região. É muito importante compartilhar essa notícia com todas as mulheres especiais da nossa vida, pois a descoberta precoce de alterações na mama aumenta muito as chances de sucesso no tratamento contra o câncer”, pontuou Saulo Souza.

A carreta, equipada com um mamógrafo, está estacionada no Nagumo Cidade Kemel, na travessa Ângelo Biancolin, 136, e realiza os atendimentos das 7 às 16 horas. No local, as mulheres acima de 40 anos passam por um exame clínico, recebem orientações e são encaminhadas para mamografia e ultrassonografia direcionada, realizadas no próprio local. A estimativa é atender cerca de 80 pessoas por dia.

De acordo o fundador da Oseec, o vereador de Ferraz de Vasconcelos David Francisco dos Santos Junior (PSD), o David Junior, além da população poaense, a carreta também atenderá pacientes ferrazenses, de Itaquaquecetuba e do Itaim, na capital. “Por estar na Cidade Kemel, muito próximo do limite entre esses municípios e São Paulo, conseguimos ampliar a atuação e oferecer para mais mulheres esse atendimento que é primário e muito importante para detectar o câncer de mama”.

Para serem atendidas na carreta, as mulheres interessadas devem realizar um cadastro prévio no site da entidade Américas Amigas (americasamigas.org.br). A iniciativa vai priorizar pessoas que tenham algum histórico de câncer de mama na família em primeiro grau (pais, irmãos e filhos) com diagnóstico da doença antes dos 50 anos de idade ou câncer de mama bilateral ou câncer de ovário em qualquer idade; que afirmam sentir nódulo ou caroço na mama ou axila em autoexame; e que estejam inscritas no Cadastro Único ou recebam algum auxílio do governo federal.

Após este primeiro atendimento, os pacientes que apresentarem qualquer alteração serão encaminhados para hospitais e clínicas especializadas para consulta com mastologista e realização de exames complementares.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments