Google search engineGoogle search engine
ANUNCIANTEGoogle search engineGoogle search engine
InícioSanta IsabelSanta Isabel forma 15 alunos no programa Jovem Agricultor do Futuro

Santa Isabel forma 15 alunos no programa Jovem Agricultor do Futuro

O Programa Jovem Agricultor do Futuro (JAF) formou na última sexta-feira (24/11), 15 alunos, que durante nove meses frequentaram as aulas promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), pela Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo (FAESP), e pelo Sindicato Rural de Jacareí, com apoio da Prefeitura de Santa Isabel.

O evento que contou com a entrega dos certificados de conclusão, ocorreu na Câmara Municipal de Santa Isabel. De acordo com a Instrutora Técnica do programa, Mayara Alessandra Ferreira, os alunos são residentes em comunidades rurais, como Ouro Fino, Pedra Branca, Pouso Alegre, Funil, Barroca Funda e Petrobrás. Segundo Mayara, o programa tem o objetivo de desenvolver nos jovens, habilidades voltadas à rotina agrícola como um todo.

Já a instrutora pedagógica do projeto, Beatriz de Cássia Dias Pereira, afirma que o projeto existe há nove anos, em Santa Isabel, e vem formando jovens capacitados a lidar com as práticas agrícolas: “O aprendizado engloba ainda a parte pedagógica, que inclui também lições sobre: mercado de trabalho, vivência em família e convívio social”.

Além dos ensinamentos teóricos, os alunos também aplicam na prática o conhecimento adquirido, com a plantação de horticultura no próprio terreno experimental, onde plantam verduras diversas, que são comercializadas pela própria turma. O projeto também incentiva a continuidade da produção agrícola local.

De acordo com o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, ensinar habilidades de agricultura para os jovens é importante porque ajuda a promover a sustentabilidade, a segurança alimentar e o conhecimento sobre o cultivo de alimentos:

“O Programa Jovem Agricultor do Futuro incentiva o empreendedorismo rural. Aprender habilidades de agricultura é importante para os jovens porque desenvolve práticas e promove a consciência ambiental. Além disso, pode abrir oportunidades de carreira no setor agrícola”.

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS