Google search engineGoogle search engine
Google search engineGoogle search engine
InícioSuzanoSaúde de Suzano desenvolve ações especiais de enfrentamento à sífilis

Saúde de Suzano desenvolve ações especiais de enfrentamento à sífilis

Em alusão ao “Outubro Verde”, mês de prevenção e combate à sífilis, o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) da Prefeitura de Suzano ampliou as ações que visam conscientizar a população sobre a importância de se proteger de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O dia que simboliza este reforço pelo diagnóstico e prevenção é o terceiro sábado de outubro, que neste ano ocorreu no dia 21, quando foi relembrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita

O período representa a realização de identificação precoce e a importância de concluir os tratamentos a fim de eliminar a sífilis adquirida, que pode ser transmitida de uma pessoa para a outra durante relação sexual sem preservativo ou por transfusão de sangue, e a sífilis congênita, passada da mãe para o feto durante a gestação.

Neste mês, o serviço, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, está estimulando as pessoas com vida sexual ativa a usarem preservativos nas relações, realizarem o pré-natal adequado das gestantes e a testagem regular para sífilis. Isso é feito com o aumento na distribuição de panfletos informativos e de insumos de prevenção em todas as 24 unidades de saúde da cidade. Além disso, os testes rápidos estão disponíveis durante todo o ano, não só no SAE/CTA, mas em todos os postos da rede de Atenção Básica.

O secretário de Saúde Suzano, Pedro Ishi, salientou a importância da prevenção contra essa enfermidade e destacou a preocupação da administração municipal em abordar um tema tão importante para a saúde da população. “A sífilis pode ter consequências muito ruins não apenas para a saúde do portador, mas também para o bebê, podendo evoluir até para um aborto. Todo o cuidado é pouco e evitar contraí-la ainda é o melhor caminho, por isso reforçamos com os moradores a necessidade de se cuidar e promover o tratamento correto”, afirmou.

A sífilis possui sintomas que variam para cada estágio, mas tem como característica principal um ferimento indolor nas regiões da boca, genitália ou reto, evoluindo para uma irritação na pele. A última fase pode ocorrer anos depois, com danos ao cérebro, olhos, coração e nervos.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments