Google search engineGoogle search engine
Google search engineGoogle search engine
InícioSuzanoSaúde orienta que famílias aproveitem as férias para vacinar as crianças

Saúde orienta que famílias aproveitem as férias para vacinar as crianças

Em meio às férias escolares, que se estendem durante todo o mês de janeiro e início de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Suzano orienta aos familiares a aproveitar o período e atualizar a caderneta de vacinação das crianças. Considerando a baixa cobertura vacinal no país, doenças imunopreveníveis como sarampo, meningite, paralisia infantil e o novo coronavírus (Covid-19) estão oferecendo algum risco no momento, por isso, é fundamental que todos fiquem atentos e busquem a unidade de saúde mais próxima.

Os 24 postos da rede municipal, cujos locais podem ser conferidos no link bit.ly/EnderecosUBS, estão abertos de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas. Para receber as vacinas, os moradores devem apresentar um documento original com foto, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteirinha de vacinação das crianças.

Além das enfermidades já citadas, há também imunização contra a poliomielite, gripe, caxumba, rubéola, HPV, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, pneumonia, rotavírus, febre amarela e ACWY, que garante cobertura ante as meningites e doenças causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y. Os dados da administração municipal revelam que as vacinas BCG, hepatite B em recém-nascidos com menos de 30 dias, rotavírus e a 1ª dose da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, já contam com uma adesão bastante satisfatória. O objetivo é garantir que a procura pelos outros imunizantes também seja intensificada nesse período.

No ano passado, houve um aumento expressivo da cobertura vacinal de crianças menores de 1 ano, que saiu de 75,8%, no início de 2022, para 93,8% em 2023. Este fato se deve às ações realizadas aos finais de semana pela Atenção Básica, incluindo três datas reservadas para o chamado “Dia D”, e por meio da vacinação casa a casa. A partir dessa iniciativa, houve uma mobilização da pasta para garantir a imunização nas residências durante 20 sábados, abrangendo todas as regiões do município.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Perin, o período de férias é uma excelente oportunidade para pais e responsáveis verificarem os imunizantes que precisam ser complementados. “Sem o esquema de vacinação completo, a criança não está protegida contra as doenças imunopreveníveis, que causam agravos à saúde, internações, sequelas e até óbitos”, frisou a diretora.

O secretário Pedro Ishi ressaltou que a pasta tem registrado avanços neste segmento graças ao trabalho dos setores de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica com a participação da população. “Agradecemos a todos que compareceram às unidades de saúde para receberem as vacinas ao longo de 2023. A adesão dos moradores tem colaborado com as iniciativas relacionadas à prevenção de doenças, sendo assim, reforçamos com todos a importância de garantir, neste momento, a imunização das crianças em um dos 24 postos da rede municipal”, destacou Ishi.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments