Google search engineGoogle search engine
Google search engineGoogle search engine
InícioAlto TietêCONDEMAT+ apresenta demandas para governador em exercício

CONDEMAT+ apresenta demandas para governador em exercício

O ano começou com trabalho intenso do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) junto ao Governo do Estado. Nesta segunda-feira (08/01), a entidade entregou um ofício ao governador em exercício, André do Prado – presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo -, durante reunião no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. O documento apresentou as demandas prioritárias da região referentes às áreas de Mobilidade, Saúde e Emprego.

O presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes, ressaltou a importância da articulação do consórcio para buscar investimentos para a região que abriga mais de três milhões de habitantes. “Contamos com reivindicações que impactam todos os municípios, e o André, que assume interinamente o cargo de governador, conhece bem nossa região e as necessidades. Aproveitamos a oportunidade para reforçar nossos pedidos para o Estado, que é um importante parceiro do CONDEMAT+ para conquistar apoios”, destacou.

Na área de mobilidade, o presidente pleiteou a construção da alça de acesso do Rodoanel, na divisa entre Suzano e Poá. A expectativa era que as obras de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) fossem iniciadas no segundo semestre de 2023. O projeto é essencial para o desenvolvimento dos municípios da região e para a melhoria da mobilidade da área.
A segunda demanda do CONDEMAT+ se refere a duplicação da SP-56, que atende quatro cidades do consórcio: Itaquaquecetuba, Arujá, Santa Isabel e Igaratá. Os serviços chegaram a ser anunciados com a abertura de licitação em 2021, no entanto, as intervenções não começaram. A ligação é estratégica e favorece o crescimento econômico, já que a rota conta com muitas indústrias e empresas de diversos setores.

A implantação do Corredor Metropolitano, o BRT Alto Tietê, também foi reforçada no ofício. “Esse projeto é discutido há anos e já foi debatido, inclusive, em audiências públicas. Ele atenderá as cidades de Arujá, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos com um trajeto de 31 quilômetros que beneficiará 50 mil passageiros por dia, mas seu impacto terá reflexo em toda a região, pois trará mais fluidez ao trânsito e possibilitará que as pessoas passem menos tempo no transporte público”, apontou o presidente.

A saúde é uma preocupação constante dos municípios e do CONDEMAT+ que solicitou a ampliação da capacidade de diversos serviços públicos, incluindo vagas para hemodiálise, cirurgias ortopédicas, cardiológicas e eletivas cujas referências na rede de atendimento não comportam a crescente demanda. O consórcio pleiteou uma agenda com o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, para detalhar os pedidos, além de discutir a instalação de um Hospital Veterinário Regional.

Para apoiar os serviços públicos, reforçar as vagas de emprego e a renda da população mais vulnerável, o consórcio pediu o retorno do Programa Bolsa Trabalho. “Apenas em nossa região mais de três mil pessoas foram beneficiadas, o que ajudou as cidades menores que têm quadro de servidores reduzido, além de ser um importante projeto de fomento aos empregos”, observou Gomes.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments