Google search engineGoogle search engine
Google search engineGoogle search engine
InícioAlto TietêGoverno de SP faz acordo com federação de municípios catarinenses para fornecer...

Governo de SP faz acordo com federação de municípios catarinenses para fornecer a vacina do Butantan

Protocolo de intenções foi assinado nesta quinta-feira, dia 10, na sede do Instituto, na zona oeste de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo São Paulo, por meio do Instituto Butantan, firmou acordo com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) para fornecimento de doses da Coronavac, vacina desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science.

O protocolo de intenções foi assinado nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, na sede do Butantan, localizado na zona oeste da capital paulista. O valor das doses que poderão ser adquiridas pelos municípios de Santa Catarina ainda será definido.

A formalização do acordo foi celebrada pelo presidente da FECAM e prefeito de Rodeio (SC), Paulo Roberto Weiss, e pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas.

“O Butantan está há 120 anos se dedicando no combate de doenças e pandemias e mais uma vez estamos oferecendo uma vacina, a primeira em solo nacional. Estou imensamente grato pelo apoio dos prefeitos que estão aqui hoje e reafirmo que o Butantan está inteiramente à disposição dos municípios”, afirmou Dimas Covas.

“Hoje o sentimento é de coletividade. Temos que levar a mensagem ao estado e município de que estamos amparados em dados científicos e em um instituto com mais de 100 anos de história”, declarou o presidente da FECAM, Paulo Roberto Weiss.

No momento, 12 estados já manifestaram interesse em comprar a vacina do instituto, sendo Acre, Pará, Maranhão, Roraima, Piauí, Mato Grosso Sul, Espirito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul, além de São Paulo. Até janeiro o Instituto Butantan irá disponibilizar 46 milhões de doses, das quais quatro milhões serão oferecidas a outros estados e municípios brasileiros. Até agora 913 cidades brasileiras já manifestaram interesse na Coronavac.

O resultado da fase 3 com o índice de eficácia do imunizante deve ser divulgado até o próximo dia 15 de dezembro. Estudos clínicos de fase 1 e 2 já demonstraram que 94,7% dos voluntários não tiveram evento adverso. Dos que apresentaram alguma reação, 99,7% relataram sintomas de baixa gravidade, como dor no local da injeção e dor de cabeça leve. Artigo publicado na revista científica The Lancet apontou que a vacina do Butantan produziu resposta imune em 97% dos participantes dos estudos.

A disponibilização do imunizante para a população ocorrerá somente após a comprovação da eficácia, que deverá acontecer após a conclusão da terceira fase dos estudos clínicos e posterior aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments