Google search engineGoogle search engine
ANUNCIANTEGoogle search engineGoogle search engine
InícioMogi das CruzesQuarta-Feira de Cinzas marca abertura da Campanha da Fraternidade 2024

Quarta-Feira de Cinzas marca abertura da Campanha da Fraternidade 2024

 

No dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, às 19h, na Catedral Sant’Ana, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, presidirá a missa e a abertura da Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024) na Diocese de Mogi das Cruzes (SP). Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade 2024 (CF2024) traz o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). A CF, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

“A CF 2024 reflete a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo”, afirmou Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Quarta-feira das Cinzas é uma data penitencial, em que os cristãos manifestam o desejo pessoal de conversão a Deus. A liturgia conserva os elementos tradicionais como a imposição das cinzas na celebração da Santa Missa e o jejum durante o dia (abster-se de algum alimento, neste dia em especial, carnes). As cinzas abençoadas colocadas sobre a cabeça são como um sinal de humildade, recordar a fragilidade da vida humana, somos pó e que ao pó voltaremos, reforça a reflexão sobre a necessidade de conversão e a mudança de vida.

A celebração dá início ao tempo da Quaresma, 40 dias dedicados à preparação da Páscoa. Por isso, durante o tempo quaresmal, a Igreja Católica orienta aos fiéis que pratiquem o jejum, a esmola e a oração, pois é um tempo forte para afastar-se do mal e reconciliar-se com Deus.

O Objetivo Geral da CF 2024 é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos. Já os Objetivos Específicos são: 1. ANALISAR as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa; 2. COMPREENDER as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã; 3. IDENTIFICAR iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro; 4. REDESCOBRIR, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano; 5. ACOLHER o magistério da Igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão; 6. APROFUNDAR a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida; 7. CONSCIENTIZAR sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações; 8. ESTIMULAR a espiritualidade, os processos, os hábitos e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade; 9. INCENTIVAR e PROMOVER iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.

Dentro das Campanhas da Fraternidade acontece o gesto concreto: a doação à Coleta Nacional da Solidariedade, que neste ano será no dia 24 de março de 2024, Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A coleta fortalece os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade, que colaboram com centenas de projetos sociais por todo o Brasil, sempre ligados ao tema da CF de cada ano.

Saiba mais em

Obras do Programa Nova Mogi avançam para a 3ª etapa

 

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS