Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
InícioAlto Tietê7º Fórum Internacional de Educação debaterá os desafios da escola pública

7º Fórum Internacional de Educação debaterá os desafios da escola pública

Com apoio da Unesco, evento reunirá mais de cinco mil profissionais em cinco encontros online com especialistas de universidades conceituadas do Brasil

Os desafios da escola pública brasileira serão debatidos no 7º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê, a partir do dia 2 de setembro. Ao longo de cinco encontros, especialistas de instituições como Universidade de São Paulo (USP), Conselho Nacional de Educação (CNE), Universidade de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e Universidade Federal Fluminense (UFF) se reúnem às quartas-feiras (2, 9, 16, 23 e 30), das 19h às 21h, para tratar de temas centrais para a educação em transmissão aberta pelo YouTube.

Com o tema ‘Os Desafios da Escola Pública na Atualidade’, o fórum já conta com mais de cinco mil profissionais da educação dos municípios consorciados inscritos. A programação abordará cinco temas: Educação Especial e Inclusiva; Educação Integral em Tempo Integral; Enfrentamento às Violências na Escola e Contra a Escola; Relações Étnico-Raciais e Educação Antirracista; e os Desafios para o Futuro da Escola Pública.

Realizado pelas Secretarias de Educação das cidades da região, o evento é promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+), com coordenação executiva do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA) e apoio institucional da UNESCO.

A iniciativa tem como objetivos fortalecer a integração regional, ampliar a troca de experiências entre as redes municipais, contribuir para a formação continuada dos profissionais da educação e estimular a discussão sobre políticas públicas com foco na melhoria da qualidade do ensino.

“Nosso Fórum de Educação vem ganhando cada vez mais relevância e se consolidando como um espaço de referência para o diálogo e para a formação dos professores da região. A educação enfrenta desafios constantes e, por isso, a troca de experiências, a atualização dos profissionais e o contato com diferentes perspectivas são fundamentais para aprimorarmos as nossas práticas e buscarmos melhores resultados para os nossos estudantes”, destaca a coordenadora da Câmara Técnica de Educação do CONDEMAT+ e secretária de Educação de Biritiba Mirim, Silvana Nascimento.

As sessões do 7º Fórum serão coordenadas pelo presidente do IBSA e do CNE, Cesar Callegari, que já foi secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e secretário municipal de Educação de São Paulo, com a participação de secretários de Educação dos munícipios consorciados.

Além dos debates, o fórum oferecerá atividades complementares, como leituras, estudos e produção de relatórios. Os profissionais inscritos que participarem dos cinco encontros e cumprirem as atividades previstas poderão receber certificado de até 30 horas. A programação contará ainda com recursos de acessibilidade, registro audiovisual das palestras e debates, materiais de apoio e um portal exclusivo com informações, orientações aos participantes, textos, vídeos e experiências desenvolvidas pelas redes municipais de ensino.

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS