Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
InícioNotíciaPoá celebra Dia do Beato Padre Eustáquio com homenagem ao seu legado...

Poá celebra Dia do Beato Padre Eustáquio com homenagem ao seu legado e Festa das Nações

Cerimônia reuniu autoridades e comunidade católica na rotatória que leva o nome e conta com a imagem do religioso, no Centro, para lembrar os 83 anos de sua morte

A cidade de Poá celebrou, no último domingo (30), o Dia do Beato Padre Eustáquio com uma programação especial em homenagem ao missionário holandês que deixou um importante legado religioso e social no município. A cerimônia teve início pela manhã, na rotatória Padre Eustáquio, na região central, e reuniu autoridades municipais, representantes da Igreja Católica e membros da comunidade.

O prefeito Saulo Souza participou da homenagem acompanhado da primeira-dama, Flavia Souza, e do padre Reginaldo Martins, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. A cerimônia marcou os 83 anos da morte de Padre Eustáquio, ocorrida em 30 de agosto de 1943, e contou com o hasteamento da bandeira nacional e uma oração realizada pela comunidade católica diante da estátua do religioso.

Durante a solenidade, o prefeito Saulo Souza destacou a importância de preservar e transmitir às novas gerações os valores deixados pelo missionário. Segundo ele, a história de Poá se mistura à trajetória de Padre Eustáquio, que ajudou a projetar o município nacional e internacionalmente. “A história da nossa cidade se confunde com a história de Padre Eustáquio. Através dele, Poá se tornou conhecida no Brasil e no mundo”, afirmou.

Saulo também ressaltou o trabalho da comunidade católica de Poá na manutenção desse legado e destacou que os ensinamentos do beato permanecem atuais, especialmente na atenção às pessoas que mais precisam. “Cada um de nós carrega um pouco dessa história e dos ensinamentos. Toda vez que olharmos para aqueles que mais precisam, independente da sua origem ou condição, e olharmos para a criança, para o idoso, para a família, para aquele que empreende ou para o enfermo com generosidade e empatia, estamos honrando a memória de Padre Eustáquio”, declarou.

Em sua fala, o prefeito relembrou a viagem realizada à Holanda em 2025, durante uma missão promovida pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). Na ocasião, Saulo esteve no distrito onde Padre Eustáquio iniciou sua trajetória de fé e conheceu familiares do religioso e a comunidade local. “Nós tivemos o privilégio de ir até o distrito onde Padre Eustáquio iniciou sua trajetória de fé e ali testemunhamos o mesmo sentimento que estamos celebrando aqui. Fomos recebidos por aquela igreja, pelos familiares dele e testemunhamos o amor que sentem pelo Brasil e pela cidade de Poá. Dentro da igreja havia uma bandeira do Brasil e a inscrição ‘Saúde e Paz’ em português. Mais que isso, em cada coração que encontramos ali, a mesma semente do amor e da fé que foi semeada pelo padre nos corações de todo povo de Poá”, afirmou.

Para Saulo, a experiência na Holanda reforçou a dimensão internacional do legado de Padre Eustáquio e a ligação construída entre a cidade e o país de origem do religioso. O prefeito destacou ainda que manter viva essa história é uma forma de valorizar a identidade de Poá e os vínculos criados ao longo dos anos pela trajetória do beato.

Festa das Nações

As homenagens fizeram parte da programação da Festa das Nações, realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, na Praça de Eventos, em homenagem ao Beato Padre Eustáquio. Promovido pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com apoio da Prefeitura de Poá, o evento reuniu cultura, gastronomia, música e ações de solidariedade.

A programação contou com a abertura do Museu do Beato Padre Eustáquio, missa da novena, apresentações musicais e atividades voltadas à comunidade. A iniciativa também possibilitou a integração entre diferentes culturas e reforçou a importância da preservação da memória do religioso para Poá.

Saulo Souza parabenizou todos os envolvidos na realização da Festa das Nações, destacando a participação da comunidade católica, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e das equipes da Prefeitura. O evento contou com a colaboração das Secretarias Municipais de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio e Meio Ambiente.

“Quero parabenizar todos que trabalharam para que essa festa acontecesse. É uma celebração que valoriza a nossa história, fortalece a nossa cultura e nosso turismo e, acima de tudo, mantém vivo o legado de Padre Eustáquio em Poá”, destacou o prefeito.

Foto: Irineu Júnior

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS