Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
InícioItaquaquecetubaDefesa Civil de Itaquá participa de encontro nacional em Brasília

Defesa Civil de Itaquá participa de encontro nacional em Brasília

Evento reuniu municípios para discutir prevenção, monitoramento e resposta a eventos climáticos

Preparar uma cidade antes que uma chuva intensa, uma enchente ou um período prolongado de estiagem aconteça é um dos principais desafios das Defesas Civis municipais. É com esse foco que a Defesa Civil de Itaquaquecetuba participou, nesta semana, do II Encontro Nacional das Defesas Civis Municipais, realizado na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília.

O encontro reuniu gestores e profissionais de todo o país para discutir como os municípios podem aprimorar a prevenção e a resposta a situações de emergência. O planejamento para a gestão de riscos e desastres, o mapeamento de áreas vulneráveis, a preparação para estiagens e enchentes, a educação para redução de riscos e o fortalecimento das estruturas municipais foram alguns dos assuntos abordados.

A programação também reuniu especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Fundo das Nações Unidas para a Infância (United Nations Children’s Fund – UNICEF) e Tribunal de Contas da União (TCU) para ampliar o debate sobre monitoramento, prevenção, políticas públicas e os impactos das mudanças climáticas nos municípios.

Para o subsecretário da Defesa Civil de Itaquá, Anderson Marchiori, o principal ganho da participação está na possibilidade de transformar experiências e conhecimentos técnicos em ações preventivas. “Quando falamos em Defesa Civil, a resposta começa antes da ocorrência. Precisamos conhecer os riscos, identificar as áreas vulneráveis e ter protocolos para agir quando necessário. Um encontro como esse permite comparar experiências, conhecer ferramentas e trazer para Itaquá práticas para tornar a atuação rápida e eficiente.”

Além das estratégias de prevenção e resposta, os participantes discutiram os desafios estruturais enfrentados pelas Defesas Civis municipais, incluindo a necessidade de financiamento permanente e a redução de entraves relacionados ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A participação de Itaquá no encontro ocorreu em um cenário em que eventos climáticos extremos exigem cada vez mais planejamento.

Para o prefeito Eduardo Boigues, investir na preparação da Defesa Civil significa reduzir riscos e aumentar a capacidade de proteger a população. “A prevenção precisa fazer parte do planejamento da cidade. Por isso é importante que a Defesa Civil esteja conectada ao que existe de mais atual em tecnologia, monitoramento e gestão de riscos. O conhecimento adquirido pode se transformar em protocolos, planejamento e ações mais eficientes.”

Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS