Ferraz participará do “1º Fórum Internacional de Educação dos Municípios Do Alto Tietê”

Profissionais da Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos poderão participar, no próximo mês, do “1º Fórum Internacional de Educação dos Municípios Do Alto Tietê”. O evento reunirá debates e palestras, de forma online, todas às quartas-feiras do mês de setembro e renderá certificado de até 30 horas aos participantes. O Fórum é uma iniciativa da Câmara Técnica de Educação do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o qual Ferraz faz parte.

Com o tema “Educação Infantil: Desafios e Perspectivas em Tempos de Pandemia”, os encontros abordarão os eixos “Assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento em situações de crise: desafios para educadores, crianças, famílias e sociedade”, “Qualidade na Educação Infantil: cuidados especiais para os registros e avaliação”, “Educação infantil e pandemia no contexto internacional”, “Concepções de infância, a Base Nacional Comum Curricular e os desafios de sua implementação no contexto de retorno às atividades escolares presenciais” e “Os impactos da interrupção das atividades escolares, do isolamento social e das tecnologias de comunicação e informação”.

Vale destacar que a Educação ferrazense já cadastrou os quase 400 servidores da Educação Infantil da pasta, ou seja, o professor ou gestor da unidade escolar precisa apenas ficar atento aos dias e horários das transmissões, sendo estes 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro, das 18h30 às 20h30. As sessões ocorrerão por meio do site do Fórum (www.forumeducacaoaltotiete.com.br), mas também por meio do YouTube.

Também participarão do evento profissionais da educação das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Santa Isabel, Salesópolis e Suzano. A organização dos encontros espera que mais de seis mil servidores da área sejam capacitados nas oportunidades.

A titular da Secretaria Municipal de Educação, Sônia Regina Fernandes Afonso, disse ser ainda mais necessários os debates sobre a educação infantil em meio à pandemia. “O distanciamento social devido à Covid-19 trouxe novos desafios à educação como um todo, exigindo de nós, enquanto educadores, que nos reinventássemos, buscando estratégias diferenciadas que favoreçam a efetiva educação. A criança deve ser protagonista na construção do conhecimento, permitindo que ela possa produzir e reproduzir culturas do seu meio, possibilitando novas vivências e assegurando o direito de serem respeitadas e valorizadas em cada etapa do seu desenvolvimento”, afirmou a secretária.

O prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, falou da importância de Ferraz também estar envolvido no evento. “A participação no 1º Fórum é um convite aos nossos servidores para a reflexão sobre as abordagens do cotidiano educativo. É hora de repensar as práticas pedagógicas por meio de interações e brincadeiras que assegurem os direitos de conviver, brincar, participar, expressar, conhecer-se e explorar”, finalizou o chefe do Executivo ferrazense.

Texto: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP.

Fotos: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / SeCom ferraz / Divulgação.

Secretaria de Comunicaçāo Social de Ferraz de Vasconcelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *