Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
InícioNotíciaGerando Falcões e ITB oferecem cursos de Qualificação Profissional visando promover oportunidades...

Gerando Falcões e ITB oferecem cursos de Qualificação Profissional visando promover oportunidades para a comunidade

Além da formação técnica, os alunos vivenciam experiências culturais que propiciam uma ampliação de seus repertórios e conhecimentos. / Foto: Divulgação

Nas comunidades periféricas, a expressão criativa muitas vezes floresce em meio a desafios socioeconômicos. Cursos de qualificação na área cultural emergem como ferramentas essenciais para capacitar talentos locais e fortalecer o tecido cultural dessas regiões.

Na área de qualificação profissional, a Gerando Falcões, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, firmou uma parceria com Instituto de Teatro Brasileiro (ITB) para oferecer cursos de formação, adotando a metodologia do Programa de Práticas e Técnicas em Artes Cênicas (PTAC), com a oferta de cursos profissionalizantes em técnico de som, iluminação, palco e produção cultural.

É uma iniciativa da Gerando Falcões que, dentro da área de inclusão produtiva, levará oportunidades de empregabilidade para as ONGs da Rede apoiarem os seus respectivos territórios.

Serão oferecidas 4 modalidades de cursos. Cada curso tem a duração de 96 horas/aula, além da realização de 40 horas de estágio em teatros e/ou produções artísticas. Ao final, cerca de 80 jovens acima de 18 anos estarão formados por unidade nos quatro cursos, que serão ministrados nas cidades de São Paulo, Ferraz de Vasconcelos e Rio de Janeiro. As inscrições já foram encerradas.

A expectativa é, a partir dos conteúdos ministrados, permitir o acesso desses jovens no mercado de trabalho. Além da formação técnica e dos estágios, os alunos do Programa PTAC vivenciam experiências culturais que propiciam uma ampliação de seus repertórios e conhecimentos.

A realização do projeto é possível graças ao apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91) e o patrocínio da Karoon Energy.

Locais de execução em São Paulo

Polo Cultural Gerando Falcões, em Ferraz de Vasconcelos
ONG da rede Usina dos Atos, em Cidade Tiradentes
Locais de execução no Rio de Janeiro

ONG da rede Mundo Novo, em Jacarépagua
ONG da rede Cultura Urbana, na Baixada Fluminense

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades.

Os Polos Culturais da Gerando Falcões atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social das comunidades do entorno, com oficinas de canto coral, orquestra, percussão, teatro, dança, violão, ballet, pintura e capoeira. Além disso, oferta de espetáculos, apresentações musicais e workshops culturais e muito mais para as favelas e comunidades.

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS