Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
InícioGuararemaGuararema recebe ação estadual de castração gratuita de cães e gatos

Guararema recebe ação estadual de castração gratuita de cães e gatos

Programa Pro Pet SP realizou cerca de 200 atendimentos no município com unidade móvel que recebeu a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e o deputado estadual e presidente da Alesp André do Prado

Guararema recebeu, nesta segunda-feira (19), ação de castração gratuita de cães e gatos por meio do Programa Pro Pet SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada ao controle populacional e à promoção do bem-estar animal. Realizada no Estádio Municipal José Luiz Gonçalves da Silva, no bairro Ipiranga, o evento resultou em 200 procedimentos realizados ao longo do dia, com atendimentos previamente agendados.
Os pets atendidos já estavam cadastrados no Programa Bora Ser Feliz, da Prefeitura de Guararema, e os agendamentos foram organizados pela Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal. Já as castrações foram realizadas por equipes de médicos veterinários contratadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em uma unidade móvel totalmente equipada e preparada para os procedimentos.
A ação contou com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado e do prefeito de Guararema, o Zé, que acompanharam os atendimentos no município ao lado do vice-prefeito Odvane Rodrigues, de vereadores, secretários municipais e outras autoridades.
Para Natália Resende, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com políticas públicas voltadas à causa animal. “O Pro Pet SP leva estrutura, equipe qualificada e planejamento técnico aos municípios, ampliando o acesso à castração gratuita e contribuindo diretamente para a saúde pública e o bem-estar dos animais”, afirmou ela. O deputado André do Prado concordou e destacou a importância da parceria com os municípios para viabilizar ações como essa. “É um programa que chega onde há demanda e necessidade, com critérios técnicos bem definidos, e Guararema é um exemplo de cidade preparada para receber esse tipo de iniciativa”, disse ele.
O prefeito de Guararema, o Zé, que também acompanhou a ação, ressaltou o impacto positivo do programa para o município. “Em Guararema temos o Programa Bora Ser Feliz, o Centro de Manejo de Populações Animais (Cemapa) e também um Castramóvel, e esta ação do Pro Pet SP vem para somar. A realização de quase 200 castrações em um único dia demonstra a importância da união entre Estado e município para ampliar o cuidado com os animais e atender uma demanda real”, avaliou ele, que agradeceu à Natalia Resende, ao deputado André do Prado, ao deputado federal Marcio Alvino e ao governador Tarcísio de Freitas.
Lançado em dezembro de 2025, o Pro Pet SP prevê a realização de 52.850 castrações gratuitas até julho em 256 municípios paulistas, com investimento total de R$ 10,5 milhões. O cronograma é definido a partir de chamamento público e critérios técnicos, como demanda reprimida e estrutura municipal voltada ao bem-estar animal. Em Guararema, a ação integrou a agenda de atendimentos do programa na Região Metropolitana de São Paulo ao longo do mês de janeiro. Saiba mais em https://www.agenciasp.sp.gov.br/pro-pet-sp-avanca-na-regiao-metropolitana-de-sao-paulo-com-castracoes-gratuitas-em-janeiro/.

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS