Google search engineGoogle search engine
ANUNCIANTEGoogle search engineGoogle search engine
InícioGuararemaMulheres de Peito: Carreta da Mamografia inicia atendimentos em Guararema

Mulheres de Peito: Carreta da Mamografia inicia atendimentos em Guararema

Já está funcionando em Guararema a carreta-móvel do programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo. O serviço é gratuito e atenderá até o dia 11 de maio todas as mulheres a partir de 35 anos na área de lazer “Professora Luana Bernardo José dos Santos”, no bairro Nogueira. Com exceção do feriado desta quarta-feira (1º de maio), os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), por meio da distribuição de senhas no período da manhã. Serão realizados 50 exames nos dias da semana e 25 aos sábados.

O objetivo é contribuir com a agilidade do diagnóstico e garantir o acesso facilitado a mulheres. Para realizar a mamografia na carreta do programa Mulheres de Peito, as pacientes de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar RG, cartão do SUS e um pedido médico; já as de 50 a 69 anos podem levar apenas RG e cartão do SUS.

A Carreta da Mamografia, que tem apoio da Prefeitura de Guararema, é oferecida pelo Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), instituição privada sem fins lucrativos que faz a gestão completa de diagnósticos por imagem.

O exame
A mamografia é um exame muito versátil e é indispensável para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Se for detectada em fase inicial, aumenta as chances de tratamento e cura, podendo chegar a 98%. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025 são estimados 73.610 novos casos da doença, sendo essa a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS