Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
InícioNotíciaSecretaria de Cultura divulga agenda do Carnaval 2026 em Suzano

Secretaria de Cultura divulga agenda do Carnaval 2026 em Suzano

Iniciativas gratuitas ocupam espaços culturais do centro e do Parque Max Feffer entre 5 e 17 de fevereiro com exposições, concursos e atrações musicais

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulgou a programação oficial do Carnaval 2026, que ocorre entre os dias 5 e 17 de fevereiro, com atividades gratuitas em diferentes equipamentos culturais do município. A agenda inclui exposição temática, final do Concurso de Marchinhas, concursos de fantasias, aulas abertas, apresentações de DJs, bandas e baterias de escolas de samba, com ações concentradas no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, no Casarão das Artes e no Pavilhão Zumbi dos Palmares, localizado no Parque Max Feffer..

A programação tem início nesta quinta-feira (05/02), às 18 horas, com a abertura da exposição “Brasil Fantástico – Carnaval, teatro e devoção na obra de Antônio Nicodemo”, no Salão de Artes Antônio Palomares, no Centro Cultural Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro). A mostra permanece aberta para visitação até o dia 27 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, convidando o público a mergulhar no universo do Carnaval brasileiro por meio das artes visuais.

Na sexta-feira (13/02), às 19 horas, o destaque é a final do Concurso de Marchinhas, que acontece no Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271 – Centro), reunindo os trabalhos finalistas e celebrando a tradição musical carnavalesca.

As atividades no Pavilhão Zumbi dos Palmares (avenida Senador Roberto Simonsen, 90) têm início no sábado (14/02) e seguem até a terça-feira (17/02), sempre com programação ao longo do dia. No sábado, o público poderá participar da aula aberta de ritmos brasileiros, das 10 às 12 horas, seguida pela apresentação do DJ André Barbosa. À tarde, das 13h30 às 15 horas, ocorre o Concurso de Fantasias Infantil, voltado para crianças de 3 a 11 anos. Na sequência, acontecem as baterias show, com o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Leandro de Itaquera, às 15 horas, e, às 16 horas, com a Unidos do Peruche.

No domingo (15/02), a programação segue o mesmo formato no período da manhã, com aula aberta de ritmos brasileiros, das 10 horas ao meio-dia, e apresentação do DJ André Barbosa, do meio-dia às 13h30. O Concurso de Fantasias, desta vez voltado para participantes a partir de 12 anos, ocorre das 13h30 às 15 horas, seguido pelo show de Natalie e Banda, às 15 horas, e pela bateria show da Gres Acadêmicos do Tatuapé, às 16 horas.

O encerramento da programação acontece na terça-feira (17/02), com mais uma aula aberta de ritmos brasileiros, das 10 horas ao meio-dia, seguida da apresentação dos finalistas do Concurso de Marchinhas, às 13 horas. Às 14 horas, o DJ Zooza comanda a atividade “Clássicos do Carnaval para Dançar”, com participação de dançarinos. A agenda continua com a Micareta Rockblox, das 15h30 às 16h30, e se encerra com o Swingueira Samba Show, às 16h30.

Com uma agenda diversificada e voltada para diferentes públicos e faixas etárias, o Carnaval 2026 em Suzano evidencia a atuação da administração municipal na promoção do acesso à cultura, na valorização das manifestações artísticas tradicionais e na oferta de opções gratuitas de lazer para a população durante o período festivo.

Para a diretora de Cultura, Márcia Belarmino, o Carnaval representa um tempo de encontro, ocupação dos espaços e construção de memórias coletivas. “O Carnaval permite que as pessoas vivenciem a cidade de outro jeito, com mais troca, alegria e proximidade. É quando a cultura sai do palco e se mistura com o cotidiano, criando experiências que ficam na lembrança e fortalecem o vínculo das pessoas com os espaços culturais”, pontuou.

Por sua vez, o secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, ressaltou o trabalho de planejamento e a estrutura necessária para a realização das atividades. “A organização dessa agenda envolveu logística, definição de espaços e cuidado com cada detalhe, para garantir atividades gratuitas, bem distribuídas e com condições adequadas de funcionamento, permitindo que a população participe com tranquilidade”, finalizou o titular da pasta.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS