Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
InícioFerraz de VasconcelosTeteco obriga prestação de contas da Segurança Urbana e Defesa Civil

Teteco obriga prestação de contas da Segurança Urbana e Defesa Civil

Com a finalidade de aumentar a transparência e, portanto, o acesso à informação sobre as ações e aplicação de recursos financeiros aplicados na área, a Secretaria Municipal da Segurança Urbana e Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos será obrigada a prestar contas do seu relatório anual à comissão pertinente da Câmara Municipal. A apresentação do balanço das atividades desenvolvidas pela pasta no ano anterior deverá ser feita até o dia 30 de abril.

O projeto de lei nº0023/2025 de autoria do vereador Alexandro Santos Alves Silva (MDB), o Teteco (foto), foi aprovado em dois turnos nesta terça-feira, dia 24. Com isso, a matéria segue agora para sanção ou não do Poder Executivo. O texto prevê ainda que o relatório seja disponibilizado no site oficial da Prefeitura Municipal. Na audiência pública, a prestação de contas deverá conter dados detalhados sobre as verbas públicas aplicadas e das políticas públicas realizadas.

Na prática, o balanço deverá abranger, no mínimo, as seguintes informações: descrição das políticas públicas e programas implementados pela pasta da Segurança Urbana e Defesa Civil, destacando seus objetivos, metas e resultados alcançados e relatório analítico das ações e atividades feitas no setor, incluindo operações, fiscalizações, campanhas de vistorias, programas de prevenção e resposta a emergências e seus respectivos resultados.

Além disso, o órgão municipal terá de apresentar demonstrativo dos recursos orçamentários e financeiros, discriminando as fontes dos recursos e as respectivas áreas de aplicação; indicadores de desempenho que permitam avaliar o impacto e eficiência das ações voltadas à segurança urbana e proteção da comunidade; relação de contratos, convênios e parcerias firmadas pelo Poder Executivo; avaliação das campanhas de conscientização e registros de incidentes, ocorrências e ações preventivas.

Participação popular

Para Teteco, a apresentação dos dados sobre as políticas públicas e os resultados alcançados vão permitir uma avaliação crítica das iniciativas de segurança e defesa civil e, ao mesmo tempo, promover um diálogo ativo entre a administração da cidade e a sociedade em geral. “Enfim, queremos aumentar a participação cidadã e a fiscalização da gestão pública nos dois setores afins, já que o olhar popular é fundamental para garantir que as ações atendam, de fato, às necessidades reais da comunidade”, concluiu Teteco.

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS