Google search engineGoogle search engine
Google search engineGoogle search engine
InícioFerraz de VasconcelosVereador Kaká propõe a criação pioneira do Parlamento Autista

Vereador Kaká propõe a criação pioneira do Parlamento Autista

Uma iniciativa inédita no país está sendo criada pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos. Trata-se do Parlamento Autista a ser realizado anualmente, com o objetivo de promover atividades de inclusão de pessoas portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA), na cidade. Na prática, a ideia é que os participantes conheçam a rotina do Poder Legislativo e realizem a simulação de ações legislativas. Um projeto de resolução sobre a implantação do Parlamento Autista foi apresentado pelo vereador Álvaro Costa Vieira (Podemos), o Kaká, no dia 08 deste mês e tem a expectativa de contemplar cerca de 170 pessoas.

De acordo com o texto aprovado em dois turnos terça-feira, dia 22, o Parlamento Autista será formado por tantos quantos forem os inscritos, que deverão ser divididos em grupos de até 17 integrantes, com a finalidade de efetuar sessões legislativas simuladas com todos os respectivos participantes. Para tanto, os interessados precisam apresentar laudo médico que comprove o diagnóstico de autista; possuir na data de inscrição, no mínimo, dez anos de idade e assinar termo de autorização de uso de imagem para fins de publicidade institucional do evento, entre outros requisitos.

Na promoção do Parlamento Autista serão desenvolvidas atividades de caráter educativo e informativo sobre as competências e funcionamento da Câmara Municipal, podendo ser feitas palestras, visitas monitoradas e trabalhos legislativos. Em síntese, solenidade de posse, eleição de Mesa Diretora, apresentação de projetos, realização de sessão para discussão e votação das matérias elaboradas e uso da tribuna livre por todos os participantes. As palestras serão dadas por vereadores, sendo vedada qualquer propaganda político-partidária ou promoção pessoal.

Por sua vez, as visitas dirigidas nas dependências do Poder Legislativo e a simulação de atividades legislativas serão acompanhadas e supervisionadas por uma comissão especialmente composta para tal finalidade, a ser designada pela Mesa Diretora da Casa. No grupo deve fazer parte parlamentares e, a convite da presidência, também poderão integrá-lo representantes de instituições não-governamentais e sem fins lucrativos que atendam pessoas com Transtorno do Espectro Autista na cidade. Os participantes do Parlamento Autista vão receber certificado alusivo.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments