Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
PUBLICIDADEGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
InícioNotíciaVereadores questionam vacinação, hemodiálise, dentista no Miguel Badra, atendimento no PS e...

Vereadores questionam vacinação, hemodiálise, dentista no Miguel Badra, atendimento no PS e consulta com neuropediatra durante audiência da Secretaria de Saúde

Os vereadores de Suzano fizeram diversos questionamentos ao secretário de Saúde, Diego Ferreira, durante a audiência pública realizada ontem (29), na sede da Casa de Leis. A reunião foi presidida pelo chefe do Legislativo, Artur Takayama (PL), e contou com a participação dos parlamentares André Dourado (PT); Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; Jaime Siunte (Avante); Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro; e Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena.

O vereador Baiano da Saúde fez perguntas sobre a vacinação contra a gripe no município e da possibilidade de levar postos volantes para áreas rurais da cidade, como Fazenda Viaduto e Sete Cruzes. O secretário informou que o município recebeu 46 mil doses e que foram realizadas ações especiais no Supermercado Shibata da avenida Armando Sales Oliveira, no final de semana retrasado, quando foram aplicadas 1.500 doses do imunizante, e no Suzano Shopping, no fim de semana passado, com a aplicação de 2.600 doses. “A próxima ação será sábado (31), no Largo da Feira, onde calculamos vacinar cerca de 1 mil pessoas”, disse. Em relação à vacinação na zona rural, Ferreira informou que está previsto para o dia 7 de junho uma ação na Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy, na Fazenda Aya, para atender à população da região da Fazenda Viaduto. Ele também se comprometeu em organizar uma ação de vacinação na região de Sete Cruzes.

O parlamentar Maizena perguntou da possibilidade de a Unidade de Saúde da Família Eduardo Nakamura, no Miguel Badra Baixo, ter o funcionamento estendido até as 19 horas. Ele ainda reclamou da falta de dentista no bairro: “São dois dentistas para atender a uma população de 30 mil habitantes”, afirmou. Sobre os dentistas, ele informou que estão buscando viabilizar mais uma ou duas salas na USF Eduardo Nakamura, além de vans para o Odontomóvel.

Maizena também solicitou o aumento dos leitos disponíveis para hemodiálise na cidade. O vereador Jaime Siunte pediu que fosse feito um apelo ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para que as máquinas de hemodiálise no Hospital Regional do Alto Tietê sejam disponibilizadas para a população de Suzano. Ele também perguntou sobre os projetos futuros da Secretaria de Saúde, e Ferreira citou entre as metas uma nova unidade de saúde para o Jardim Natal, que já foi aprovada dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo Federal; o Hospital Federal, que está em fase de acabamento na parte interna; e a Unidade de Pronto-Atendimento UPA) de Palmeiras. “Mas o que melhor podemos fazer é melhorar a qualidade dos nossos serviços já existentes. Além disso, queremos ampliar o projeto Saúde Itinerante e zerar a fila de cirurgias ginecológicas este ano”, destacou.

O vereador Josias Mineiro relatou alguns casos de demora no atendimento no Pronto-Socorro Municipal. O secretário revelou que já foram criados protocolos, mas que precisam ser repassados e cobrados de tempos em tempos. “Estamos à disposição para conversar e tentar chegar a um fluxo ideal”, afirmou.

Já o parlamentar André Dourado perguntou da possibilidade de a Secretaria de Saúde fazer um acompanhamento melhor de crianças autistas e com deficiência (PCDs). O secretário disse que aumentou muito o número de crianças com autismo e que atualmente existe uma “supervalorização diagnóstica” em relação ao transtorno do espectro autista. Ele também informou que a neuropediatria é uma especialidade difícil de se encontrar, e que a intenção da secretaria é fortalecer a rede básica para que se tenha condições diagnósticas para que criança receba o tratamento correto.

Takayama sugeriu que seja criada uma lei municipal para que se identifique os trotes que são aplicados no telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante a apresentação, Ferreira mostrou que houve um aumento de 1% para 3% nos casos de trotes telefônicos recebidos no 192 do serviço no último quadrimestre, representando 141 ligações no período.

Internautas

O secretário de Saúde também respondeu a dois questionamentos feitos por internautas. Um deles perguntou sobre a constante falta de médicos no Pronto-Atendimento (PA) de Palmeiras. Segundo Ferreira, Suzano tem 514 médicos, número acima que o preconizado pelo Ministério da Saúde, e que o PA de Palmeiras fazia uma média de 1.200 consultas/mês. “Este número aumentou para mais de 6 mil consultas por mês. Além disso, tivemos algumas baixas de médicos que ainda não foram repostos. Porém, com o concurso que será homologado em agosto, isso será resolvido”, afirmou.

Outra internauta relatou um problema no atendimento recebido na UPA do Jardim Revista e o secretário disse que irá tomar providências sobre o caso.

LEIA TAMBÉM
ANUNCIANTEspot_img

MAIS NOTÍCIAS